Realizados no momento da contratação de um novo colaborador, com o intuito de entender o estado de saúde de quem está entrando na empresa.
Exame realizado no momento de desligamento dos colaboradores, com foco em entender se foi desenvolvido algum problema de saúde no período em que exerceu a função.
Com foco em realizar um monitoramento da saúde dos colaboradores, os exames periódicos possuem como objetivo acompanhar mudanças na saúde das pessoas que estão atuando na empresa.
O exame de mudança de função é praticamente o mesmo que o exame admissional, o objetivo aqui é entender se o colaborador está apto a desenvolver a nova função.
Funcionários que se afastaram da empresa por um período igual ou superior ao de 30 dias devem realizar este exame para verificar a sua situação de saúde. Importante lembrar que este exame não se aplica às férias.
Os exames complementares servem para ajudar os médicos a visualizarem se os colaboradores estão aptos para funções específicas, como o trabalho em altura, em um espaço confinado, em local ruidoso, dirigindo veículos, entre outros.